A Antiguidade do Mundo representa um repositório de forças atávicas insondáveis, tal como a sua modernidade ostenta os recursos espirituais mais avançados, resultando tudo isto num rico acervo de possibilidades espirituais.
A Teosofia costuma trabalhar com uma Hierarquia de nove degraus, e Alice A. Bailey tampouco se afastou desta ideia na prática. Segundo a tradição cristã, a Hierarquia Angélica está dividida em Nove Coros, agrupados em três Hierarquias de Três Coros cada, com funções e proximidade diferentes com Deus. No Judaísmo os anjos são agrupados em dez ordens, correspondentes às dez esferas da Árvore Sefirótica. Judaísmo, tal coisa também está muito próximo do modelo cristão, bastando para isso agregar o indivíduo humano que representa a décima hierarquia do esquema da Cabala. Estas seriam então Árvores da Vida de escala macrocósmica, por assim dizer, e vale notar que as Árvores cabalísticas se reproduzem em quatro níveis que são os Quatro Mundos da Cabala, semelhantes aos Quatro Manvantaras que temos apresentado nestes estudos. Tampouco é difícil encontrar uma divisão decimal compatível com a Árvore Sefirótica dentro estrutura tradicional do Manvantara, uma vez que fórmula espiralada deste último possui a estrutura 4-3-2-1 do Tetraktys.
A Cosmologia Teosófica também pode se aproximar do mesmo, através dos seus respectivos ciclos de grandezas reunidas como abaixo:
Primeira Hierarquia “Macrocosmo”
a. Serafins .................... O Mahamanvantara
b. Querubins ................ O Manvantara
c. Tronos ...................... O Sistema Solar
Segunda Hierarquia “Mesocosmo”
a. Dominações ............. O Esquema Planetário
b. Potestades ................ O Globo de Evolução
c. Virtudes ................... A Cadeia Planetária
Terceira Hierarquia “Microcosmo”
a. Principados .............. Ronda Mundial
b. Arcanjos .................. A Raça-Raiz
c. Anjos ....................... A Idade Metálica
Algumas categorias angelicais mais conhecidas estão internamente divididas em quatro membros e até quatro subcategorias. Todas aparecem nas histórias ou nas hierofanias bíblicas. Temos assim inicialmente os Quatro Serafins junto a Deus e os Quatro Querubins com seus quaternários internos (como os Quatro Manvantaras com seus Quatro Sistemas Solares). A Hierarquia seguinte ou Tronos são as “rodas dentro de rodas”, que não deixa de ser o mesmo em linguagem figurada, completando a suprema Tríade. As Potestates do Grupo Intermediário têm o dever primário de supervisionar os movimentos dos corpos celestes para garantir que o cosmos permaneça em ordem, além de oporem-se aos espíritos malignos. Por fim, os Arcanjos do grupo inferior são bastante conhecidos, haveria sete deles mas quatro são bíblicos e considerados como os mais importantes, que são Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel, associados ao Quatro Kumaras. Embora não sejam considerados Anjos, os Elementais e outros seres afins (Elementales, Elementários, etc.) também são quaternários.
Embora estas Hierarquias possam ter muita relação com o trabalho espiritual das espécies conscientes em desenvolvimento na Terra, parte delas podem ter migrado de outras constelações ou dimensões até o nosso planeta, especialmente aquelas mais antigas.
Os Qliphoth da Cabala
Por fim, estas diferentes circunstâncias evolutivas não produziram apenas energias positivas. Cada uma destas evoluções possuem “naturalmente” também as suas sombras. Existem muitas hostes negativas, denominados de Qliphoth na Cabala, que significa “cascas” ou “conchas”, vistas tanto como refugos das energias criativas da espiritualidade ou como desvios de funções com uma especialização negativa, sendo enfim são “forças do mal” consideradas a antítese das Sefirot, a Árvore da Vida cabalística.
Em decorrência existem também as regiões de sofrimento dominadas por tais energias. Estas são portanto regiões de exílio mais ou menos permanentes, espécies de prisões auto-determinadas contra as quais ninguém nada pode fazer. Como não há lugar para vazios no Universo, a pessoa está sujeita a todas estas energias positivas ou negativas, a depender unicamente da forma como ela sintoniza os seus próprios canais.
LAWS, “A Doutrina Secreta Revelada”, Volume I, “Cosmosíntese”.
www.agartha.com.br
Conheça “A Nova Dispensação de Luz da Hierarquia”
Para acessar as Obras da Nova Dispensação clique Aqui. Os conteúdos em formato e-book são disponibilizados gratuitamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário