A Teosofia em geral tem uma forte influência nos novos ensinamentos, especialmente em suas vertentes históricas centralizadas em Helena P. Blavatsky e sua sucessora espiritual Alice A. Bailey. Porém, dentro das revelações do Plano da Hierarquia, procura-se hoje dar uma cor mais “científica” ao tema, tratando basicamente de retirar os véus remanescentes, além de apurar sínteses e agregar idéias complementares, como seria a questão social e a própria espiritualidade e iniciação. Esta é a origem da “Teosofia Científica”, uma doutrina promissora que trabalha basicamente com a Ciência dos Ciclos. Uma Teosofia Científica reuniria -nada mais e nada menos- que os dois pólos extremos do conhecimento (espiritualidade e ciência), preenchendo daí todo o leque do humano saber.

APRESENTAÇÃO ........ HOME ........ INICIAL ........EDITORA........ VIDEOS........ GRUPOS........ GLOSSÁRIO

Estâncias de Dzyan: a busca da Verdade

Os Mistérios podem receber diferentes interpretações, a depender do contexto histórico e espiritual a serem trabalhados. Qual o nível de verdade que você está preparado para aceitar? Escolha abaixo aquilo que prefere acreditar dentro das interpretações das Estâncias de Dzyan e depois veja os resultados:

1. As primeiras raças descritas nas Estâncias como “iogue” e de “suor” eram a. Imaterialmente divinas e gigantescas reproduzidas como amebas ou b. Espiritualmente disciplinadas e devocionais?

2. Os Manasaputras com terceiro olho na Lemúria eram a. Cíclopes humanos ou b. Clarividentes potenciais?

3. Os Agnishwattas eram a. Anjos solares ou b. Iniciados e sacerdotes da luz?

4. O mecanismo Fohat da iniciação se destina a a. criar a matéria densa ou b. Organizar a energia espiritual?

5. Sanat Kumara a. Veio do planeta Vênus do sistema solar ou b. Surgiu na ronda astrológica “venusiana” da Terra?

6. Uma “raça-raiz” seria a. um período fisiológico de milhões de anos (incabível nos padrões científicos), ou b. um ciclo cultural de cinco mil anos como havia entre os maias e outros e conforme a própria Antropologia?

7. A humanidade atual vive a. Num Manvantara profano de milhões de anos ou b. Num Manvantara divino de milhares de anos?

8. As Estâncias de Dzyan são a. uma obra arcaica antiguíssima de 20 mil anos ou b. Uma obra medieval antiguista que trata de eventos de 20 mil anos (como se suspeita na atualidade)?

9. Os registros das Estâncias são feitos em a. Material imperecível aos elementos ou b. Material longevo que deve ser renovado de tantos em tantos séculos como fazem os monges?

Se você escolheu os itens “a” a sua opção é mística, material e fictícia conectada com a “Doutrina Secreta” de H. P. Blavatsky. Mas se você escolheu os itens “b” a sua opção é ocultista, esotérica e científica conectada com a “Doutrina Secreta Revelada” de Luís A. W. Salvi. Porém qual destas leituras você acha que é experimental e velada por símbolos, e qual estaria mais conectada com a Verdade tradicional ou universal, assim como com a verdadeira informação dos Mestres? 

As limitações de HPB em certas áreas têm suas razões históricas e pessoais, mas não tira muitos dos méritos da autora como precursora, artista e mensageira. Lembrando que Blavatsky mesma anunciou para um século depois (na Introdução da sua Doutrina Secreta, Volume I) a vinda de um novo mensageiro mais capacitado para transmitir as grandes verdades definitivas da Doutrina Oculta ou Gupta Vidya. “Buscai a Verdade e a Verdade vos libertará.” (João 8:32)

Acesse gratuitamente “A Doutrina Secreta Revelada - Síntese da Sabedoria Universal”


* Sobre o Autor:

Luís A. W. Salvi (LAWS) é estudioso da Teosofia e dos Mistérios Antigos há mais de 40 anos. Especialista nas Filosofias do Tempo tradicionais, publicou a Revista Órion de Ciência Astrológica pela FEEU e dezenas de obras pelo Editorial Agartha. Na última década vem redirecionando os seus conhecimentos para a Teosofia, realizando uma exegese ampla da Doutrina Secreta e também das Estâncias de Dzyan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário