Para o mestre verdadeiro, o bom discípulo é aquele a
quem o maestro dá uma nota e o aluno faz uma canção. O mestre tem a virtude de
dar a nota certa e despertar a força e a criatividade do discípulo.
Pois assim fez a discípula Alice A. Bailey, a quem
os mestres amaram e abençoaram de forma especial, por sua pureza e dedicação, em
relação àquilo que recebeu da Sociedade Teosófica, seus guias e dirigentes
espirituais, e da qual ela era membro da Seção Interna na Califórnia.
Para nos limitar aqui apenas aos temas espirituais,
e não institucionais, Bailey avançou significativamente em muitos setores do
conhecimento esotérico, depois que alcançou realizar tarefas discipulares
exemplares, como resumir e sintetizar os elementos esotéricos da “Doutrina
Secreta” de Blavatsky, através do seu “Tratado sobre Fogo Cósmico”, e depois
fazer o mesmo no tocante à Astrologia oculta, com os resultados reunidos na sua
obra “Astrologia Esotérica”.
Sua grande tarefa foi, basicamente, organizar e codificar
o conhecimento, especialmente aquele advindo da literatura teosófica.
De pena fluente e ampla telepatia superior, esta
moderna pitonisa canalizou dezenas de obras profundas e inspiradas.
De forma preparatória e humana, abordou a iniciação,
o discipulado e a educação na Nova Era. Suplantando a pregação ética da Teosofia, sempre necessária e em especial num tempo de materialismo, e apontando já para além de uma difusão
de conhecimentos orientais, Bailey tratou temas do ocultismo prático com desenvoltura,
trazendo uma síntese de informações evocativas das melhores escolas herméticas
e do yoguismo.
No plano da Hierarquia, descreveu amplamente sobre
as iniciações dos mestres, com destaque para a Nova Loja. De fato, Bailey
colocou alicerces seguros para uma nova revelação acerca da Hierarquia de Luz,
ao tratar dos ashrams espirituais ou das Lojas raciais. A partir disto,
discorreu acerca da Manifestação da Hierarquia espiritual.
Foi uma autêntica profetisa voltada para as coisas novas,
capaz de assumir de maneira quase isolada “todas” as dimensões da profecia, até
o próprio expectantismo (pese o vivido na ST), o que a diferencia cabalmente dos
anarco-movimentos new age comuns e a
firma na linha da Tradição e da renovação veraz, como uma síntese emanada da
Teosofia em prol da renovação do mundo.
Através dela, foi revelado o “Plano da Hierarquia de
preparação da humanidade para a Nova Era”, em três etapas-gerações: a preparatória
(teosófica), a discipular (Escola Arcana) e a iniciática (a surgir ainda...).
Nenhum comentário:
Postar um comentário